Atelier sobre Medição da Pobreza e das Desigualdades

Data de publicação: segunda-feira, 14 Novembro, 2016

  E-mail |   Imprimir

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou no dia 11 de novembro, um Atelier sobre Medição da Pobreza e das Desigualdades. No inicio do projeto III Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (III IDRF) foi feita a socialização deste projeto e da sua metodologia de recolha de dados.  Este atelier, à semelhança do que tinha sido feita, tem por objetivo socializar os aspetos metodológicos da medição da pobreza, com a participação das esferas técnica e cientifica das instituições em particular técnicos, estudiosos e potenciais utilizadores dos indicadores da pobreza.

É de salientar que, no âmbito da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento da Estatística (ENDE) para o período de 2012-2016, o INE realizou de dezembro 2014 a dezembro 2015 a recolha de dados do III Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IDRF 2015), com o objetivo de assegurar a melhoria qualitativa e quantitativa da produção e difusão da informação estatística oficial e, por outro lado, poder disponibilizar um conjunto de informações e indicadores de extrema importância para o país.

O III IDRF é um projeto estatístico exaustivo e complexo realizado junto das famílias, mas que assume capital importância tendo em conta o manancial de indicadores que permitem o conhecimento do comportamento de consumo e condições de vida da população, em particular os indicadores da pobreza.

 

Imagens associadas a esta notícia

 

OUTRAS NOTÍCIAS