Síntese de Indicadores Económico e Financeiro

Bem-Vindo ao Síntese de Indicadores Económicos e Financeiros do INE Cabo Verde

Enquadramento

A expressão Indicadores Económicos e Financeiros designa todo o tipo de indicadores baseados em dados económicos e financeiros de determinada entidade e podem ser expressos em valores monetários absolutos, valores relativos, taxas de variação, tempo, entre outros. Embora todos os indicadores devam ser olhados de forma integrada, é habitual separá-los em indicadores económicos e em indicadores financeiros.

Nos dias atuais, as politicas publicas, os gestores, decisores e as empresas, particularmente estes se encontram em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo. Para facilitar o seu desempenho e se manter no mercado, os gestores, os fazedores de politicas e administradores devem sempre estar em busca de informações tanto para o planeamento quanto para a tomada de decisões. Nesse contexto, os dados sínteses e resumidos vem ganhando importância na gestão e tomadas de decisão, fornecendo ferramentas capazes de gerar informações claras e objetivas. Diante do exposto a problematização que originou a compelação é: quais aspetos que devem ser considerados na análise dos indicadores econômicos e financeiros como suporte para a toma de decisão em varias áreas.

A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, recorrendo a diversas fontes, interna e externa à instituição. Com os resultados obtidos, será apresentado um relatório, por meio de gráficos e tabelas, a fim de proporcionar uma visão geral da situação econômica e financeira num determinado momento, facilitando a tomada de decisão e a projeção para investimentos futuros.

Nesse sentido, o aplicativo está estruturado com a contextualização/enquadramento, a conjuntura nacional e internacional, de curto e longo prazo, com os indicadores monetários e financeiros e, as informações sobre as finanças públicas.

O Departamento de Estatísticas Económicas e Empresariais (DEEE), optou por apresentar esse conjunto de indicadores em formato de “Dashboards” ou Painel de Controlo, por entender que se trata de um formato que permite uma maior interação do utilizador com os respetivos dados, podendo o utilizador, utilizar da forma que melhor lhe adequar e entender.